banner-site-formacont-mod2-okbanner-site-rede-olabanner-rotativo-oceb-pode-te-ajudarocebseguro

Sistema OCEB reúne profissionais para alinhar informações sobre o cooperativismo baiano

encontro-de-alinhamento-instrutores-2018-3

O Sistema OCEB dissemina os valores do cooperativismo e contribui para o desenvolvimento das cooperativas baianas e, para isso, alinhar informações relacionadas ao Sistema Cooperativista com seus públicos de interesse é fundamental. Essa prática se repete, anualmente, tanto em eventos estratégicos, que reúnem dirigentes de cooperativas baianas, conselheiros, gestores e colaboradores da OCEB e do SESCOOP/BA, quanto em encontros com profissionais que atuam junto às cooperativas do estado.

Pelo 3º ano consecutivo, o Sistema OCEB realizou no dia 29 de janeiro, o Encontro de Alinhamento dos Consultores, Instrutores, Assessores e Facilitadores do Sistema Cooperativista Baiano. O evento foi sediado em Salvador e, durante a abertura, o presidente do Sistema OCEB, Cergio Tecchio, falou para os participantes sobre a importância deles ao serem porta-vozes do cooperativismo quando realizam seus trabalhos, seja de instrutoria, assessoria e/ou capacitação. “Apesar das particularidades de cada área, atuamos em uma causa única, pois o cooperativismo nos une... SomosCoop”, ressaltou.

 O público teve a oportunidade de conhecer o balanço das ações do SESCOOP/BA de 2017 e o que está planejado para este ano em diferentes áreas e vertentes para atender as demandas de conselheiros, dirigentes e funcionários de cooperativas. Essa apresentação oferece um panorama dos serviços que o SESCOOP/BA pretende requisitar para atender as necessidades das cooperativas baianas.

Uma das participantes foi Marília Falcão, que trabalha em uma empresa que já prestou serviços para o SESCOOP/BA em diferentes áreas, como planejamento, marketing, vendas, empreendedorismo, cooperativismo, relacionamento interpessoal, etc. Ela destacou que a realização do alinhamento é importante “porque há uma transparência da realização de todas as ações que foram feitas no ano anterior e o planejamento para o ano seguinte, e, além disso, dá uma sensação de participação muito grande porque a gente contribui com algumas sugestões e elas são analisadas e, se for o caso, implementadas”.

Já para José Mário Araújo, profissional que realiza treinamentos há alguns anos para cooperativas baianas nas áreas de coaching, gestão, negociação, comunicação e planejamento estratégico, esse encontro é um diferencial e conclui: “o sucesso do sistema cooperativista na Bahia vem muito desse tipo de iniciativa inovadora”.

Durante o evento, o público teve acesso a informações sobre os procedimentos para contratação de instrutoria e como será o processo de credenciamento de instrutores que será realizado pelo SESCOOP/BA.  

Em mais essa edição, o evento alcançou o objetivo de alinhar informações que norteiam o Sistema Cooperativista Baiano para que todos atuem de forma integrada em prol do desenvolvimento das cooperativas no estado.

Por Ascom SESCOOP/BA