banner-portal-workshop-02-960x270pxocebsegurobanner-rotativo-mba-gestao-de-cooperativas-960x270pxbanner-site-rede-olabanner-rotativo-oceb-pode-te-ajudar

Sistema OCEB realiza AGO e lança Dia de Cooperar (Dia C) 2017

Sistema OCEB realiza AGO e lança Dia de Cooperar (Dia C) 2017

A tarde da quinta-feira, 23 de março, foi especial para o cooperativismo baiano. O Sistema OCEB realizou o lançamento local da iniciativa Dia C (Dia de Cooperar) edição 2017, que tem como mote “Atitudes simples movem o mundo”. O evento ocorreu após a realização da AGO (Assembleia Geral Ordinária) da OCEB. Na ocasião, o Presidente Cergio Tecchio conduziu o debate sobre o regulamento para registro de Cooperativas na OCEB, pautado na Resolução OCB 049/2016, e realizou a prestação de Contas do ano de 2016.

O Superintendente do Sistema OCB, Renato Nobile, apresentou as novidades do Dia C 2017, explicando que a partir deste ano as iniciativas devem estar correlacionadas com ODS - Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, definidos pela ONU (Organização das Nações Unidas). "São 17 objetivos e 169 metas que devem ser perseguidos por todos até o ano de 2030. Nossa expectativa é que, a cada ano, tenhamos mais pessoas beneficiadas, mais cooperativas participantes e consigamos alcançar todas estas metas", explicou.

Nobile também destacou a importância da participação das cooperativas baianas na mobilização nacional. "A Bahia tem se destacado por conta do crescimento do número de iniciativas, contribuindo para a expansão da visibilidade do Dia de Cooperar nacionalmente", disse. Em seguida, a Diretora Pedagógica da Cooperativa Educacional de Irecê – Coperil, Jorgina Dourado, relatou os resultados alcançados com a participação da cooperativa na edição 2016: “Alunos, pais, professores e toda a comunidade se envolvem nas atividades, promovendo um excelente clima da escola, mas ressalto que é também um bom meio de aumentar a visibilidade da cooperativa. Neste ano tivemos um aumento de matrículas e descobrimos que foram pessoas que nos conheceram no Dia C”, relata.

A participação das cooperativas no PDGC (Programa de Desenvolvimento da Gestão das Cooperativas) e no Prêmio Sescoop Excelência de Gestão, também tiveram destaque no evento. Renato Nobile chamou a atenção para os benefícios do PDGC e incentivou a ampla participação de cooperativas baianas no Prêmio, que dá reconhecimento nacional às cooperativas que buscam a adoção de boas práticas de gestão e governança.

Na mesma linha, a consultora em Gestão Empresarial, Gênia Porto, explicou como que a participação no PDGC é, de fato, um caminho para a melhoria concreta da gestão das cooperativas. Ela também informou à plateia que o SESCOOP/BA irá promover, nos meses de março e abril, cinco edições de um workshop para orientar as cooperativas no preenchimento dos questionários solicitados pelo Programa: “Não adianta fazer o diagnóstico todo ano e não refletir e implantar as melhorias. É para ajudar neste processo que todos devem participar destes workshops que acontecerão em diversas cidades baianas", ressaltou Gênia.

As cooperativas Cooeduc, de Eunápolis, e Sicoob Coopere, presente em mais de 15 municípios baianos, complementaram a palestra relatando suas experiências no PDGC. Segundo Adilson Correia, Diretor Pedagógico da Cooeduc, “A princípio a gente acha que participar de prêmios é difícil, é complicado, mas é preciso vencer essa barreira e começar a participar. Foi encarando esse medo que fomos vencedores do Prêmio MPE Brasil - Movimento Brasil Competitivo em 2015”.

A Presidente do Conselho do Sicoob Coopere, Maria Vandalva Oliveira, corroborou, informando que concorre no Prêmio Sescoop desde 2014 e só enxerga benefícios. E finalizou com uma dica importante: “Para fazer uma gestão profissional é preciso envolver todo mundo da cooperativa. Não dá para ser um grupo pequeno porque isto não vai refletir a verdade da gestão. Nossa melhor experiência foi quando recebemos a visita da comissão avaliadora, aprendemos ali que não basta fazer, é preciso registrar e evidenciar o que realizamos. É preciso saber comunicar”, contou emocionada.