1banner-site-rede-olabanner-rotativo-oceb-pode-te-ajudarocebseguro

SESCOOP desenvolve ações de formação cooperativista e monitoramento de cooperativas na Bahia

palestra-cooperativismo-catadores-fazenda-coutos

O Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado da Bahia - SESCOOP/BA realiza diversas ações objetivando cumprir a sua missão de promover a cultura cooperativista e o aperfeiçoamento da gestão para o desenvolvimento das cooperativas baianas.

Nesta semana foram realizadas visitas e capacitações na capital e interior do Estado da Bahia. O analista do SESCOOP/BA, Valter Sampaio, no dia 3 de maio, fez uma palestra sobre Cooperativismo para os Catadores de Materiais Recicláveis do bairro de Coutos, no CDC - Centro de Cidadania Digital da Base Comunitária de Segurança, em Salvador. Nos próximos dias 9 e 10 será a vez de disseminar conhecimentos sobre o cooperativismo para o grupo de extrativistas da Resex de Canavieiras.

Essas ações fazem parte do Programa de Orientação Cooperativista – POC, que tem como objetivo promover a cultura da cooperação e difundir conhecimentos sobre a doutrina, os princípios e os valores do cooperativismo. 

Outra atividade realizada pelo Sistema OCEB foi a Visita Técnica de Registro, realizada no dia 04 de maio, na Cooperativa dos Profissionais de Transporte Alternativo e Escolar da Bahia – COOTRANSESCOBA, localizada em Maracás, que congrega motoristas autônomos para realização de transporte de passageiros e cargas. Ontem também foi feita a visita na Cooperativa Agropecuária dos Produtores do Território da Chapada Diamantina – COOPERBONITO, situada na cidade de Bonito, que reúne produtos para comercializar café, ração, defensivos agrícolas, maquinário para uso agropecuário, dentre outros produtos. Essas visitas têm como finalidade analisar a cooperativa sobre os aspectos da legislação aplicada às sociedades cooperativas, com foco na manutenção de suas características, e faz parte do processo de registro das cooperativas no Sindicato e Organização das Cooperativas do Estado da Bahia - OCEB.

Essas ações contribuem para que o cooperativismo alcance sua visão de ser, em 2025, reconhecido pela sociedade por sua competitividade, integridade e capacidade de promover a felicidade dos cooperados.

Confira registro das visitas: