960px-x-270px-banner-rotativo-age-site1banner-site-rede-olabanner-rotativo-oceb-pode-te-ajudarocebseguro

Servidores e convidados da SETRE/BA participam do Curso de Formação Cooperativista

foto-coletiva

Com o intuito de orientar os servidores e convidados da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte da Bahia (SETRE/BA) sobre o cooperativismo, seus princípios, valores e características da sociedade cooperativista, o Sindicato e Organização das Cooperativas do Estado da Bahia – OCEB, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado da Bahia – SESCOOP/BA, realizaram nos dias 28 e 29 de agosto, no auditório da secretaria estadual,  o curso básico de Formação Cooperativista. A iniciativa surgiu em atendimento à demanda da SETRE/BA, uma vez que a OCEB é membro do Conselho Estadual de Cooperativismo – CECOOP.

Durante os dois dias, a capacitação foi ministrada pela Gerente Geral e advogada da OCEB, Ially Carmo Gomes, pelo analista de Desenvolvimento e Monitoramento de Cooperativas do SESCOOP/BA, Valter Sampaio, e pela advogada e analista jurídica da OCEB, Monique Brito de Lima, para um grupo de 20 servidores públicos e convidados da Prefeitura Municipal de Lauro de Freitas, que tiveram a oportunidade de compreender sobre o cooperativismo, sua fundamentação legal, seus ramos e a representação institucional do Sistema OCEB. “Os participantes do treinamento são responsáveis em instruir grupos de constituição de cooperativas, a fim de melhor assessorá-los sobre a legislação cooperativista, os atos constitutivos e os requisitos mínimos, característicos, deste tipo societário. Em face à aproximação com a OCEB e o SESCOOP/BA, via CECOOP, a demanda pôde ser atendida para consecução desses objetivos”, destacou a analista jurídica da OCEB, Monique Brito.

Para o técnico de Coordenação de Formação e Divulgação Associativa da SETRE/BA, Rafael Guimarães Farias, o curso foi de extrema importância para os presentes, pois possibilitou o acesso às informações sobre o cooperativismo: “Trabalhamos majoritariamente com grupos informais e associações e temos dado um salto de qualidade trabalhando com cooperativas. Esse curso vem munir, atualizar e dar maior segurança à linha de frente do nosso atendimento, para que possamos trabalhar como multiplicadores da formação de cooperativas no estado da Bahia”.

O instrutor e analista de Desenvolvimento e Monitoramento de Cooperativas do SESCOOP/BA, Valter Sampaio, disse que a iniciativa permitiu o alinhamento da difusão do cooperativismo baiano, proporcionando aos participantes informações relevantes para manutenção de uma sociedade cooperativa, com base legal e gestão participativa. 

A diretora da Divisão da Associação e Cooperativa da Secretaria Municipal de Trabalho, Esporte e Lazer (Setrel) de Lauro de Freitas, Daniela Santos Menezes, afirmou que a capacitação foi muito oportuna, porque viabilizou o entendimento sobre cooperativismo e a abertura de novas oportunidades para o desenvolvimento de pessoas e grupos que buscam pelo movimento.

A capacitação é fruto de uma ação continuada do Sistema OCEB, que avança com a disseminação do cooperativismo, objetivando o seu fortalecimento no estado da Bahia, a fim de alcançar a missão de representar, defender e desenvolver o cooperativismo baiano e torná-lo mais competitivo, respeitado e admirado pelo papel que desempenha na sociedade.

Por Ascom OCEB.