960px-x-270px-banner-rotativo-age-site1banner-site-rede-olabanner-rotativo-oceb-pode-te-ajudarocebseguro

Representantes do Sistema OCEB visitam cooperativas do oeste da Bahia

visita-coopeb-2017

Nos dias 10 e 11 de julho representantes do Sistema OCEB visitaram cooperativas localizadas no oeste baiano: a Cooperativa Educacional de Barreiras - COOPEB e a Cooperativa Agrícola de Formosa do Rio Preto – COAFOR. São sociedades cooperativas com tempos diferentes de existência, mas que têm desempenhado um papel importante para o desenvolvimento da região.

Durante as visitas, o grupo foi conduzido por cooperados, gestores e funcionários para conhecer toda a estrutura física, a dinâmica de funcionamento e os serviços e/ou produtos oferecidos pelas cooperativas.

COOPEB

A diretora pedagógica da instituição, Edlania Novaes, acompanhou a visita e destacou que a COOPEB está comemorando 25 anos de criação e, em mais um ano, realiza o seu Fórum Social Temático, evento anual que envolve estudantes da educação infantil ao ensino médio para debater e pesquisar temas de relevância social, sendo que os resultados das pesquisas são apresentados em anais publicados e inscritos do ISSN (identificador de publicações seriadas).  

Outra ação importante relatada por ela e planejada para o mês de setembro é o Dia de Cooperar – Dia C, que tem grande adesão dos sócios da cooperativa (pais e mães dos alunos), comunidade barreirense e participação efetiva de todos os estudantes que se empenham em realizar ações solidárias e transformadoras. O presidente da cooperativa, Davi Schmidt, ressaltou sobre a necessidade de mais cooperativas de juntarem à COOPEB  para a realização do Dia C, pois, segundo ele, é um projeto que a população de Barreiras apoia, entende o seu objetivo e divulga.

Essas iniciativas realizadas pela COOPEB  são apoiadas pelo Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado da Bahia e pelo Sindicato e Organização das Cooperativas do Estado da Bahia – OCEB. O superintendente do Sistema OCEB, Alberto Batista, parabenizou os gestores da cooperativa pelo trabalho que vem desempenhando e reforçou que os bons resultados também são frutos da participação nos programas voltados para a melhoria da gestão e governança, ofertados pelo Sistema Cooperativista Baiano.

COAFOR

Já a COAFOR é uma cooperativa recém-fundada  que está se estruturando para produzir diferentes tipos de alimentos e comercializar para a região e outros estados. Os produtos da cooperativa são orgânicos , e, segundo os gestores, esse é o grande diferencial da sociedade. A estrutura da fazenda, onde a cooperativa está instalada, tem áreas com plantação de hortaliças, verduras, frutas e leguminosas, além de uma fábrica de produção de farinha, pão, melaço de arroz, pimenta, etc. O espaço abarca ainda casas para os cooperados, escola, fabrica de manufaturados e galpões.

A comitiva, que tinha também representantes da Cooproeste, participou de uma reunião  com os cooperados, gestores e funcionários da cooperativa. Depois da apresentação da vice-presidente da COAFOR, sra. Ivone Shin sobre os objetivos e perspectivas futuras da cooperativa, a gerente geral da OCEB esclareceu dúvidas relacionadas às questões jurídicas; os gestores da Cooproeste partilharam as suas experiências na atuação no ramo agropecuário e o superintendente do Sistema OCEB explicou sobre a importância da cooperativa aderir aos programas de desenvolvimento da gestão das cooperativas, além da participação nas diferentes capacitações oferecidas pelo SESCOOP/BA. Ele também ressaltou o bom nível de organização que a cooperativa já se encontra.

Os representantes do Sistema OCEB estão na região para participar do Direcoop - Encontro Regional de Presidentes, Dirigentes e Gestores do Cooperativismo Baiano, que acontecerá amanhã (14/07) em Luís Eduardo Magalhães. O evento é promovido pelo Sindicato e Organização das Cooperativas do Estado da Bahia – OCEB, juntamente com o Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado da Bahia - SESCOOP/BA, e vai reunir presidentes, conselheiros, diretores, gerentes, consultores e assessores de cooperativas em mais 5 cidades do estado: Salvador (21.07), Irecê (28.07), Vitória da Conquista (04.08), Itabuna (11.08) e Feira de Santana (18.08).

Por Ascom SESCOOP/BA

Confira fotos das visitas: