banner-gescoop-portalencontro-de-contadores-2017banner-site-rede-olaocebsegurobanner-rotativo-oceb-pode-te-ajudar

Nova rodada do Direcoop 2017 aconteceu em Irecê/BA

foto-coletiva-irece

Mais um município baiano sediou o Direcoop. Após ter passado por Luís Eduardo Magalhães e Salvador, agora foi a vez de Irecê, situada a 478 km da capital do estado, receber, no dia 28 de julho, líderes cooperativistas, conselheiros e assessores de cooperativas da região Piemonte e Chapada para dialogar sobre excelência da gestão em um cenário de constantes mudanças. 

A Conselheira Diretora da OCEB, Alaerte Arônia, juntamente com o superintendente do Sistema OCEB, José Alberto Batista, recepcionaram o público com uma mensagem de boas-vindas, ressaltando a relevância do evento que é levar novos conhecimentos para serem colocados em prática e, assim, fortalecer o sistema cooperativista baiano.

Dentre as reflexões apresentadas por Jairo Martins, presidente da Fundação Nacional da Qualidade – FNQ, que ministrou a palestra Gestão para a Excelência: agenda em cenários de mudanças exponenciais”, destaca-se a abordagem sobre os problemas mais comuns na gestão e o que é preciso fazer para evitá-los. “A má qualidade da gestão é a principal barreira para o sucesso dos empreendimentos”, ressaltou.

O evento, mais um ano, atraiu a atenção de representantes de cooperativas recém registradas na OCEB e de pessoas interessadas em constituírem novas cooperativas, como os participantes que vieram da cidade de Canarana/BA. Segundo Marcos da Silva, o grupo pretende fundar uma cooperativa de assistência técnica rural e a participação no evento proporcionou o esclarecimento de dúvidas, além de ampliar o conhecimento de ações importantes para essa etapa de formação da sociedade cooperativa.

A apresentação do trabalho que o Sistema OCEB tem realizado para responder às demandas das cooperativas baianas foi outra etapa do encontro. O público teve acesso às informações atualizadas sobre a realização do Programa de Desenvolvimento da Gestão das Cooperativas – PDGC pelas cooperativas do estado e o que o Sistema OCEB tem feito para ampliar e fortalecer essa adesão. Ester Dourado, secretária da Coperil - Cooperativa de Ensino da Região de Irecê, destacou que com a participação no PDGC as cooperativas só têm a ganhar e fez um balanço do evento: “vou levar uma bagagem grande para poder contribuir com o desenvolvimento do plano estratégico e do PDGC da cooperativa”.

A regionalização desse ciclo de encontros foi um dos pontos positivos apontados por Jaidy Pereira, diretor administrativo da Cooperativa Agropecuária dos Produtores do Território da Chapada Diamantina - Cooperbonito. “Eu agradeço por descentralizar esse trabalho, sair da capital e vim para o interior, pois é mais fácil para nós e temos uma aproximação maior com vocês e vocês com a gente”, disse. Se aproximar das cooperativas para contribuir com o desenvolvimento participativo do cooperativismo baiano é um dos objetivos do Sindicato e Organização das Cooperativas do Estado da Bahia - OCEB e do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado da Bahia - SESCOOP/BA ao realizar o Direcoop.

Na próxima sexta-feira, 04 de agosto, a cidade de Vitória da Conquista irá sediar o Encontro Regional de Presidentes, Dirigentes e Gestores do Cooperativismo Baiano - Direcoop.

Acesse outros conteúdos (notícias, fotos e vídeos) do Direcoop pelo seguinte canal: http://ola.coop.br/direcoop

Por Ascom Sistema OCEB