1banner-site-rede-olabanner-rotativo-oceb-pode-te-ajudarocebseguro

Líderes cooperativistas de Salvador e Região Metropolitana participam do Direcoop 2017

direcoop-ssa-03-apresentacao

Profissionalizar a gestão para tornar o cooperativismo baiano cada vez mais forte é um dos objetivos do Sistema OCEB, que tem desenvolvido ações com foco no aprimoramento da gestão das cooperativas do estado. No âmbito regional, o Encontro de Presidentes, Dirigentes e Gestores do Cooperativismo Baiano – Direcoop se destaca em mais um ano. Promovido pelo Sindicato e Organização de Cooperativas do Estado da Bahia – OCEB e pelo Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado da Bahia - Sescoop/BA, o ciclo do Direcoop deu continuidade em Salvador, no dia 21 de julho, possibilitando a intercooperação e a troca de experiências entre líderes cooperativistas de Salvador e Região Metropolitana.

A abertura do evento foi feita pelo presidente do Sistema OCEB, Sr. Cergio Tecchio, juntamente com os conselheiros da OCEB, Jair Romualdo de Oliveira e Raquel Joquebede, que deram as boas-vindas aos participantes. Tecchio ressaltou que o evento é oportuno para refletir sobre o sistema cooperativista baiano e a importância de estimular as cooperativas a melhorarem sua gestão e ampliarem seu acesso ao mercado. 

Em seguida, Jairo Martins, presidente da Fundação Nacional da Qualidade (FNQ), ministrou a palestra “Gestão para a Excelência: agenda em cenários de mudanças exponenciais”, destacando a necessidade das cooperativas realizarem seus planejamentos estratégicos e investirem em mudanças nas áreas digital, organizacional e no acompanhamento das tendências do mercado. “Essa palestra é muito importante, pois dá uma visão às cooperativas do que está acontecendo para elas se prepararem mais, porque o cenário é desafiador e todo desafio causa uma inquietude, sai da zona de conforto”, disse o palestrante.

Participando do encontro pela primeira vez, o diretor executivo do Sicoob Copelba - Cooperativa de Crédito dos Empregados da Coelba e da Chesf Ltda, Orlando Junior, opinou que o Direcoop é um evento fundamental, pois ajuda a nortear o desenvolvimento das cooperativas baianas: “Esse tipo de encontro acaba sendo muito importante para fazer uma convergência e o alinhamento sobre a nossa forma de atuação no estado”. 

Na ocasião, também foram apresentadas as ações realizadas pelo Sistema OCEB e as que estão em curso para atender às demandas das cooperativas baianas, além de deixar espaço para o levantamento de novas solicitações que podem compor o Plano Anual de Trabalho da OCEB e SESCOOP/BA em 2018. Para Patrícia Alves, Diretora Administrativa da Cooperativa Educacional de Xingó – COOPEX, a apresentação evidenciou informações relevantes sobre o cooperativismo no estado e como as cooperativas, particularmente as do ramo educacional, têm crescido com o apoio do Sistema OCEB. 

Na próxima sexta, dia 28 de julho, será a vez das cooperativas da região de Irecê receberem o Direcoop.

Por Ascom Sistema OCEB.

Confira as fotos: