960px-x-270px-banner-rotativo-age-site1banner-site-rede-olabanner-rotativo-oceb-pode-te-ajudarocebseguro

Encontro reúne gestores das Unidades Estaduais do Sistema OCB da região Nordeste

reuniao-presidentes-e-superintendentes-ne-4

Dirigentes, superintendentes e assessores jurídicos das Unidades Estaduais do Sistema OCB da região Nordeste se reuniram nos dias 10 e 11 e outubro, em Salvador/BA, para debater sobre questões importantes relacionadas à reestruturação do cooperativismo regional. O encontro contou com presença de lideranças cooperativistas de oito estados brasileiros: Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Piauí, Pernambuco e Sergipe.

O presidente do Sistema OCEB e anfitrião da reunião, Cergio Tecchio, deu as boas-vindas falando sobre a boa repercussão da Campanha “Coopere com a Vida – Seja doador de órgãos e avise a sua família no estado” e a apresentação do vídeo que mostra a mobilização e adesão dos soteropolitanos a essa campanha durante a quinta caminhada cooperativista. O gestor também convidou os outros líderes nordestinos a promover ações com esse perfil de forma conjunta para demonstrar, cada vez mais, o quanto o cooperativismo pode agregar a essas causas sociais que buscam a melhoria da qualidade de vida das pessoas.

A relevância desse tipo de encontro, que já faz parte da agenda regional, é uma oportunidade para troca de experiências e alinhamento sobre os serviços que o Sistema OCB/SESCOOP prestam às cooperativas no Nordeste. E, dessa vez, a pauta contemplou assuntos relacionados ao modelo de governança das unidades regionais, ações que integram o projeto de formação cooperativista para o nordeste, além de apresentações e nivelamento das propostas de Convenções Coletivas de Trabalho.

Os participantes debateram sobre a proposta dos modelos de governança das unidades estaduais do Sescoop, a partir de um estudo feito nacionalmente, buscando formas de implementar essa mudança de acordo com as realidades e estruturas das entidades. Além disso, o grupo dialogou sobre temas relacionados com a melhoria da gestão e profissionalização das cooperativas, monitoramento e promoção social.

Para Malaquias Ancelmo de Oliveira, Presidente da Federação dos Sindicatos e Organizações das Cooperativas do Estado do Nordeste (FECOOP/NE) e presidente do Sistema OCB/PE, esse encontro oportunizou o alinhamento de posições, técnicas e conhecimentos para que outros estados do Nordeste possam participar com ganhos para as cooperativas porque, no final das contas, “o que nós queremos mesmo é melhorar as condições de vida do cooperado, é para isso que se faz cooperativa, tanto na área urbana quanto na rural, porque a busca da felicidade das pessoas é o que importa de quem faz cooperativismo. Ser feliz só é muito bom, ser feliz junto é melhor ainda e o cooperativismo é a grande oportunidade que nós temos de juntos sermos felizes e construirmos um mundo melhor para nós e para os nossos filhos”, concluiu.

Os encaminhamentos acordados na reunião e o compromisso assumido pelos gestores servirão de subsídio para o direcionamento das atividades sistêmicas, com vistas ao desenvolvimento sustentável do cooperativismo regional.