banner-site-rede-olabanner-rotativo-oceb-pode-te-ajudarocebseguro

Encontro de contadores cooperativistas aconteceu em Salvador

workshop-secretariado-7

Neste mês que se celebra o Dia do Contador, o SESCOOP/BA em parceria com a OCEB, promoveu nos dias 18 e 19, em Salvador, a sétima edição do Encontro dos Contadores, evento que já faz parte do calendário do sistema cooperativista baiano como um dos principais na área de contabilidade.

O evento reuniu um público de mais 60 pessoas, sendo formado por funcionários que atuam na contabilidade e contadores prestadores de serviço das cooperativas da Bahia, colaboradores da OCEB e do SESCOOP/BA e representantes do Conselho Regional de Contabilidade da Bahia – CRCBA.

O superintendente do Sistema OCEB, José Alberto Batista, deu as boas-vindas aos participantes e explicou sobre o objetivo do encontro de esclarecer sobre assuntos pertinentes às áreas contábil e tributária das cooperativas, e suas especificidades, já que a contabilidade tem impacto na gestão, influenciando diretamente nas decisões dos dirigentes nas cooperativas.

O presidente do CRCBA, Antônio Nogueira, marcou presença na abertura do encontro, e evidenciou que as ações de parceria entre o conselho e o sistema cooperativista baiano demonstra a importância e o crescimento dos setores ligados ao cooperativismo nas atividades contábeis do país e necessidade de fortalecer a formação e capacitação dos contadores que atuam nesses setores. “As normas voltadas para o setor de cooperativas sempre estão em evidência e em estudo, buscando, com isso, o aperfeiçoamento da atividade e que os laudos contábeis, voltados para o setor de cooperativa, externem a realidade das finanças das cooperativas para que a sociedade possa, sobretudo, confiar e investir, cada vez mais, no setor cooperativista”, ressaltou.

A programação do evento, no primeiro dia, contou com a palestra sobre “A Responsabilidade do Contador e seu Reflexo nas Demonstrações Contábeis”, realizada por Luiz Fernando Nóbrega, Vice-presidente de Ética e Disciplina do Conselho Federal de Contabilidade, que abordou sobre diferentes aspectos da responsabilidade do profissional contábil e como esses profissionais podem ajudar a detectar situações que envolvem corrupção. Luís Augusto Gomes, representante da Unimed Itabuna, avaliou positivamente a palestra, pois chamou atenção sobre a responsabilidade do contador.

Após a palestra, foi iniciado o curso sobre “Enquadramento CNAE - Classificação Nacional de Atividades Econômicas e FPAS - Fundo Previdenciário de Assistência Social”, que finalizou no dia seguinte.  

Para Nelson Lopes, contador da Cooperativa Agropecuária do Oeste da Bahia - COOPROESTE, os temas tratados no encontro são oportunos, já que os profissionais que atuam nas organizações, e nas cooperativas não é diferente, precisam saber como evitar, detectar e tratar qualquer irregularidade ou inconformidade que possa ocorrer.

O encontrou também oportunizou a apresentação da Comissão Técnica de Contabilidade para Cooperativas do CRCBA, instituída em abril desse ano para promover, segundo o coordenador da comissão, Valmir Lima, a interação e aproximação entre os contadores e cooperativas da Bahia, entre o CRCBA e o Sistema OCEB para receber as demandas dos profissionais, verificar a melhor forma de atendê-los e melhorar a qualidade da atividade e das demonstrações contábeis.

Esse encontro faz parte de mais uma ação do SESCOOP/BA de promover capacitações que busquem melhorar a gestão contábil e financeira das cooperativas baianas.

Por ASCOM SESCOOP/BA

Confira algumas fotos: