banner-site-rede-olabanner-rotativo-oceb-pode-te-ajudarocebseguro

Direcoop encerra ciclo 2017 em Feira de Santana

coletiva

Melhorar a gestão das cooperativas baianas e contribuir, cada vez mais, para o desenvolvimento do cooperativismo baiano foram os objetivos dos Encontros Regionais de Presidentes, Dirigentes e Gestores do Cooperativismo Baiano – Direcoop. O ciclo 2017, que foi realizado em 06 regiões do estado, foi encerrado no último dia 18/08, em Feira de Santana, segunda cidade mais populosa da Bahia, e contou com a presença de dirigentes, gestores, líderes e conselheiros cooperativistas representando os ramos crédito, trabalho, agropecuário, saúde e transporte da região Portal e Sertão.

A palestra “Gestão para a Excelência: agenda em cenários de mudanças exponenciais” foi apresentada por Marcos Bardagi, Gerente de Portfólio, Operações e Conhecimento da Fundação Nacional da Qualidade – FNQ, que destacou sobre a função das organizações na sociedade atual e a importância do bom relacionamento com o cliente, que está cada vez mais exigente e com leque maior de opções de produtos e serviços disponíveis no mercado. O palestrante também falou sobre a necessidade dos gestores cultivarem um ambiente organizacional sadio com estímulo à troca de informações, conhecimentos e desenvolvimento da confiança para favorecer a inovação e crescimento.

Os assuntos tratados na palestra chamaram a atenção de José Adilson, vice-presidente da Cooperativa Agropecuária Mista da Região de Alagoinhas - Coopera, que pretende repassar para os demais cooperados e dirigentes da Coopera as informações que aprendeu sobre estratégias de gestão e o que pode ser feito pela cooperativa  frente aos desafios do mundo atual. Elizilda Rios, presidente da Cooperativa Educacional Pé de Serra – COOPEPS, lembrou que os encontros regionais têm trazido temas para contribuir com a formação dos que compõem as cooperativas e, esse ano, a escolha da temática gestão foi muito válida, pois, segundo ela, “estamos vivendo em um cenário que se a gente não se capacita e melhora a gestão ficamos no meio do caminho”.

A apresentação das ações que o Sistema OCEB tem realizado para responder às demandas das cooperativas baianas e os resultados já alcançados também fizeram parte da programação. Além disso, os representantes das cooperativas puderam  apontar demandas para compor o Plano Anual de Trabalho da OCEB e do SESCOOP/BA do próximo ano. Valcyr Rios, presidente da Cooperativa Regional de Alimentos, conhecida pelo nome fantasia de FRIGBAHIA, percebe o Direcoop como um momento oportuno para as lideranças cooperativistas intercambiarem, se conhecerem e trocarem informações sobre os vários ramos do cooperativismo. “Eu venho motivado para esse encontro e melhor ainda quando tem uma palestra com essa  qualidade que nos provoca a melhorar frente ao mercado”, ressaltou.

O evento contou, também, com  representantes de cooperativas  que estão em processo de regularização de registro na OCEB.  Foi o caso relatado por Thaiane Gomes, representante da Cooperativa de Trabalho da Área de Produção de Alimentos e Refeições – COOTAPAR. Ela disse que, além das informações disponibilizadas no evento, conseguiu ainda  algumas orientações contábeis e de gestão das cooperativas que vão ajudar nessa etapa inicial  da sociedade. “O Direcoop vem para fortalecer as cooperativas que estão começando, pois, nos deu um norte de como atuar”, concluiu.  

O Direcoop aconteceu em seis  cidades do estado (Luís Eduardo Magalhães, Salvador, Irecê, Vitória da Conquista, Itabuna e Feira de Santana) e as informações sobre todo o ciclo podem ser conferidas na seguinte página:  http://ola.coop.br/direcoop

Por Ascom Sistema OCEB.