banner-site-rede-olabanner-rotativo-oceb-pode-te-ajudarocebseguro

Dia C da COOEDUC Eunápolis tem garantido mais que doações de alimentos

dia-c-cooeduc-2017-27

“Ação tem rendido um grande aprendizado sobre os valores e princípios do cooperar”

Agradeço por tudo que vocês fizeram por nossas crianças. Não é de hoje que a COOEDUC nos ajuda. Agradeço a vocês todos, alunos, que estão crescendo neste ambiente de solidariedade e de amor”. Com essas palavras, a Irmã Teresa Di Biasi, que é carinhosamente conhecido como Irmã Teresinha, agradeceu a um grupo de alunos da Cooperativa Educacional de Eunápolis - COOEDUC, que foram entregar doações e fazer uma manhã recreativa com as crianças da creche SOS Vida, localizada em Eunápolis, Bahia.

A ação, realizada no sábado (29/07), faz parte do Dia de Cooperar - Dia C, da cooperativa educacional de Eunápolis. Além da visita à creche, os alunos da COOEDUC realizaram atividades ambientais, como o plantio de árvores em volta da lagoa, situada na área da instituição escolar, e a pintura de pneus velhos, que serão utilizados para proteger as mudas. Esse tipo de iniciativa demonstra o interesse dos cooperados, estudantes e voluntários pelo bem-estar de todos.

Meu filho mais velho também estudou aqui e sempre fizemos questão de participar desse dia de cooperação. É um momento de estarmos todos juntos, de convivermos realmente e de aprendermos a dividir”, disse Marcelo Guedes, que junto com a esposa Patrícia, fez questão de ajudar a filha Eduarda, estudante do 5º ano da COOEDUC Eunápolis, no plantio das mudas de árvores.

Pronto para plantar mais uma muda, Gustavo Gomes, de 11 anos, estudante do 5º ano do Ensino Fundamental, disse que gosta muito de ajudar: “Moro na roça e sei da importância de plantar uma árvore para ajudar o meio ambiente”, contou Gustavo. Ele lembrou ainda que arrecadou alimentos, fraldas e produtos de higiene que foram doados às instituições carentes do município.

Mais que doar alimentos

Além da SOS Vida, a Cooperativa também fez doação de alimentos e produtos de higiene pessoal para a APAE Eunápolis e o Lar Recanto dos Idosos. “Temos nos superado. A cada ano tem sido mais especial o nosso Dia C. Nós não doamos apenas alimentos, nós doamos o nosso tempo ao outro e receber de volta um sorriso, um abraço, ter a certeza que fizemos o bem a alguém é muito gratificante. E é isso que buscamos interiorizar nos nossos alunos. Ontem [dia 28/07] eles tiveram uma tarde linda com os alunos da APAE, cantaram e dançaram. Não foi simplesmente o doar alimentos”, conclui emocionada a orientadora educacional da Cooperativa, Josefa Libório, ao falar sobre ação que os estudantes do Ensino Médio promoveram junto aos alunos da APAE.

Adilson Correia, diretor da COOEDUC Eunápolis, explica que o Dia C envolve a realização de ações voluntárias e que iniciou há oito anos com a Feira da CooperAção. “É um momento importante quando reforçamos com os alunos os princípios e valores do cooperativismo, principalmente, o da ajuda mútua e da solidariedade”, ressaltou ele.

Além da COOEDUC Eunápolis, diversas cooperativas baianas do ramo educacional têm desenvolvimento ações de promoção social para celebrar o Dia C, iniciativa apoiada pelo Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado da Bahia - SESCOOP/BA e pelo Sindicato e Organização das Cooperativas do Estado da Bahia – OCEB.

SOS Vida

Fundada em 1993, a SOS Vida, uma das instituições que recebe o apoio da COOEDUC Eunápolis, desde 2009, já ajudou a salvar mais de três mil crianças. A instituição foi criada para auxiliar na recuperação de crianças desnutridas e com a vida ameaçada, pois no período que foi fundada a saúde era precária e Eunápolis ainda era um povoado. Atualmente, a instituição atende a 39 crianças.

Texto adaptado pela ASCOM SESCOOP/BA (Com informações e fotos da COOEDUC Eunápolis)