banner-portal-workshop-02-960x270pxbanner-rotativo-mba-gestao-de-cooperativas-960x270px-atualbanner-site-rede-olaocebsegurobanner-rotativo-oceb-pode-te-ajudar

Cursos para cooperativas de crédito são realizados entre parceria do SESCOOP/BA com o Sicoob Central Bahia

curso-de-certificacao-diretores-sicoob-ba-3

Conselheiros e Diretores Executivos das cooperativas associadas ao Sistema de Cooperativas de Crédito da Bahia – Sicoob BA, além de gestores do Sicoob Central BA, se reuniram em Salvador para participar, nos dias 10 e 11 de maio, do Curso Preparatório para Certificação de Diretores. Já colaboradores e gerentes de cooperativas de crédito também vinculadas ao Sicoob, iniciaram, no dia 11 deste mês, o primeiro módulo da Capacitação para Gerenciamento de Crédito. 

Esses eventos fazem parte das demandas do Sicoob Central Bahia e atendem a um dos objetivos estratégicos do SESCOOP que é o de promover a profissionalização da gestão cooperativista. 

Curso Preparatório para Certificação de Diretores 

Durante os dois dias de realização desse curso, os participantes tiveram acesso a conteúdos (planejamento estratégico aplicado para cooperativas de crédito do Sicoob; governança cooperativista; gestão de risco e controle; demonstrações financeiras e contábeis nas cooperativas), preparando-os para realização de exame de certificação. 

O evento oportunizou debates estratégicos sobre a gestão das cooperativas de crédito e troca de experiências, já que marcaram presença gestores de diferentes cidades da Bahia. Para Alexandre Cerqueira, presidente do Sicoob Cooperbom, situada em Salvador, essa capacitação é uma oportunidade de aprimoramento e nivelamento sobre governança e gestão, para que as cooperativas melhorem, cada vez mais, seus resultados frente ao mercado. 

O instrutor Alcenor Pagnussatt destacou a importância do curso, explicando que “a cooperativa de crédito é uma instituição financeira regulamentada pelo Banco Central, tem a mesma complexidade e uma concorrência muito grande dos bancos, além dos riscos na gestão financeira. Então tem a necessidade de que os conselheiros da administração, fiscais e os diretores tenham uma preparação constante para isso”.

Capacitação para Gerenciamento de Crédito

Essa capacitação está dividida em dois módulos, tendo o primeiro iniciado ontem, dia 11, e segue até hoje, com a participação de profissionais que atuam na área de crédito das cooperativas associadas ao Sicoob Central BA. Esse curso busca aperfeiçoar a atuação do referido público por meio da abordagem sobre técnicas, habilidades e atitudes que contribuam, diretamente, nas suas atividades e no gerenciamento da carteira de crédito das cooperativas.

Essa primeira etapa está voltada para os assuntos sobre concessão do crédito e cadastro, sendo conduzida pelo instrutor Valdemar Valim, com experiência de mais de 13 anos atuando como Executivo nas áreas de Crédito e Auditoria. Para ele, esse tipo de curso é relevante porque há uma constante mutação no processo do negócio do crédito e a habilidade se adquire com treinamento e repetição. Além disso, cada treinamento permite que se troque e adquira novos conhecimentos para, segundo ele, “mensurar e minimizar os riscos e permitir que os associados possam, de fato, ter uma segurança dentro do negócio que eles estão inseridos”.  

Bárbara Santana, representante da Cooperativa de Economia e Crédito Mútuo dos Funcionários da CEPLAC - COOPEC, participa pela primeira vez desse tipo de curso e está com expectativas positivas para aprender e ampliar a capacidade de análise de crédito dos associados. 

No segundo módulo, que acontecerá nos dias 08 e 09 de junho, os temas serão gerenciamento da carteira de crédito, microcrédito, gestão do risco operacional e de crédito. As aulas dos dois módulos totalizarão 32 horas de curso.

 

Confira fotos das capacitações: