banner-site-rede-olabanner-rotativo-oceb-pode-te-ajudarocebseguro

Coopesal inicia ações do Dia de Cooperar 2017 na Bahia

dia-c-2017-coopesal-1-capa

A Cooperativa Educacional de Salinas – Coopesal realizou um movimento de solidariedade, em Salinas da Margarida, que culminou com a arrecadação de quase 300kg de alimentos não-perecíveis. A ação fez parte do Dia de Cooperar 2017 e teve como lema “Quem é solidário não vive solitário”.

A cooperativa mobilizou estudantes e seus familiares, cooperados, além do comércio local, para participar da campanha para beneficiar famílias da localidade que foram cadastradas e estão em situação de vulnerabilidade social. As etapas da ação envolveram reuniões de organização, visitas em estabelecimentos comerciais do município para divulgação e arrecadação de alimentos. A  Secretaria de Ação Social do município também foi uma parceira da cooperativa.

A distribuição das cestas básicas foi feita em um momento celebrativo no dia 12 de maio, com programação diversificada: palestra realizada pelos adolescentes sobre a importância de ser solidário; declamação de poesias em homenagem às mulheres, apresentação teatral e de dança feita pelas crianças para as mães, já que o evento ocorreu em uma data próxima ao Dia das Mães.

A alegria e envolvimento das pessoas na ação e o resultado da arrecadação dos alimentos, além do sentimento de gratidão daqueles que receberam os mantimentos, foram aspectos destacados pela presidente da Coopesal, sra. Maria das Graças Possenti. Uma das famílias beneficiadas foi a de dona Rejanci de Almeida, que expressou seu agradecimento ao receber a doação e relatou as dificuldades vivenciadas por ela e outros moradores da região.

O aumento da participação do público no Dia C, segundo o diretor pedagógico da Coopesal, Gilson Menezes, foi por causa da compreensão sobre o “saber cooperar” na comunidade de Salinas. Esse entendimento foi confirmado pelo Sr. Carlos Jorge Santana, um dos que contribuíram com a ação, que afirmou: “Cooperar deve ser um exercício diário entre as pessoas porque vivemos em grupo e sempre temos algo a oferecer, seja material ou conhecimento".

Esse é o quarto ano de participação da COOPESAL no Dia C e ainda estão planejadas mais duas atividades para o mês de agosto, com previsão de ações voltadas para a saúde e melhoria da qualidade de vida.  
 

Sobre o Dia C na Bahia

Em 2016, o Sistema OCEB mobilizou 45 cooperativas que empreenderam, sozinhas ou em parceria com outras cooperativas e instituições locais, 44 projetos de voluntariado em diferentes áreas, envolvendo 2749 voluntários e beneficiando um número estimado de 20 mil pessoas, em 35 municípios da Bahia.

Por Ascom – SESCOOP/BA (com informações da COOPESAL)

Confira algumas fotos da ação: