banner-gescoop-portalbanner-rotativo-mba-gestao-de-cooperativas-960x270px-atualbanner-site-rede-olaocebsegurobanner-rotativo-oceb-pode-te-ajudar

Cooperativas Educacionais participam de Curso de Prevenção e Solução de Inadimplência

curso-de-prevencao-e-inadimplencia-salvador-fala-da-instrutora-33

Mais uma capacitação foi promovida pelo Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado da Bahia – SESCOOP/BA, em parceria com o Sindicato e Organização das Cooperativas do Estado da Bahia – OCEB, para contribuir com a melhoria da gestão das cooperativas baianas.

Dessa vez, presidentes, dirigentes, gerentes e funcionários de cooperativas do ramo educacional, vinculadas ao Sistema OCEB, participaram no dia 10 de julho, em Salvador, do curso para Prevenção e Solução de Inadimplência em Cooperativas Educacionais.

Durante o evento, os participantes foram orientados sobre como agir em casos de inadimplência de alunos. A instrutora, Ronise Figueiredo, apresentou sobre aspectos legais relacionados à inadimplência, métodos de cobrança, além de estratégias preventivas para evitar futuras situações de inadimplência. Com a sua experiência em realização de treinamentos para cooperativas de diferentes ramos, Rosine explicou que o processo de formação constante do quadro social é fundamental, pois amplia o senso de pertencimento dos sócios, sejam pais ou professores, no caso das cooperativas educacionais, e melhora a gestão da sociedade cooperativista. “Se eu entendo que o negócio é meu, por que gerar prejuízo para meu próprio negócio?”, refletiu ao falar das cooperativas educacionais.  

Um dos participantes, o presidente da COOPEC - Cooperativa de Trabalho Educacional de Central, Paulo Roberto, destacou que no cenário atual de crise econômica a inadimplência cresce e esse tipo de curso é importante para orientar os dirigentes das cooperativas sobre como agir dentro da legislação e da melhor maneira possível para evitar a inadimplência.

A presidente da COOPEX - Cooperativa Educacional de Xingó, Arleide Firmino, ressaltou a importância do curso para as cooperativas educacionais:“As cooperativas passam por momentos muito difíceis e esse curso veio para nos mostrar como podemos vencer esses obstáculos. A Coopex fez o possível para participar, porque essa capacitação é um investimento para a nossa cooperativa. Quero parabenizar a todos do Sescoop/BA pela iniciativa, organização e pelo atendimento ofertado às cooperativas”.

Essa é mais uma capacitação, demandada pelas cooperativas, que o Sescoop/BA, em parceria com a OCEB, promove, contribuindo com a efetivação do quinto princípio do cooperativismo: Educação, formação e informação.