960px-x-270px-banner-rotativo-age-site1banner-site-rede-olabanner-rotativo-oceb-pode-te-ajudarocebseguro

Cooperativas baianas participam de Oficinas voltadas para saúde e qualidade de vida

baixa-grande

Cooperados e funcionários das cooperativas baianas - Sicoob Central BA, Sicoob Cred Executivo, Sicoob Cooperbom, Sicoob Norte Sul, Cooproeste, Sicoob Coopec, Sicredi Região Sul e Sicoob Sertão - vivenciaram momentos voltados para o cuidado com a saúde e bem-estar dentro das suas dinâmicas de trabalho. De julho até outubro, o SESCOOP/BA promoveu Oficinas de Qualidade de Vida, que foram executadas pela Cooperativa de Trabalho dos Fisioterapeutas da Bahia - Unifisio, proporcionando, aos participantes, atividades de promoção da saúde, qualidade de vida e segurança do trabalho.

Os profissionais que conduziram as oficinas realizaram palestras orientando sobre a prática do autocuidado e da importância de estabelecer uma rotina mais saudável para melhorar a flexibilidade corporal, aumentar a disposição para realização de atividades e reduzir os riscos de lesões. Além das palestras sobre ergonomia e felicidade no trabalho, as oficinas contaram na etapa prática com Ginástica Laboral, Pilates, Relaxamento, Tikun, técnica de meditação e movimento, e aplicação de Kinésio tape, método realizado com fitas adesivas para auxiliar no tratamento de lesões traumáticas de nervos e músculos. Em algumas cooperativas também ocorreu a Oficina de Autoconhecimento com atividade lúdica de recorte e montagem de painéis sobre a temática “relação com o trabalho e consigo mesmo”.

O público participante avaliou positivamente a realização das oficinas e demonstrou interesse de vivenciar mais iniciativas que estimulem a disposição física e mental. Taiane Aguiar, Analista de Gestão de Pessoas do Sicoob Central BA, aprendeu técnicas e exercícios de meditação e destacou que os exercícios podem virar hábito para trabalhar melhor corpo e mente. Já Thainá Carvalho, Auxiliar de Controladoria da Sicredi Região Sul, disse que os colaboradores da cooperativa gostaram da oficina e as vivências serviram para combater o stress e que muitos pretendem aprofundar os conhecimentos sobre as terapias apresentadas e praticá-las.

Para Sandra Cohim, presidente e gestora do núcleo empresarial da Unifisio, as ações, mesmo sendo pontuais, tiveram relevante receptividade das cooperativas participantes. “Todas tiveram um discurso de agradecimento, principalmente aquelas que ainda não tinham experenciado Oficinas de Qualidade de Vida”. Ela ressaltou também que os assuntos das palestras foram relacionados às demandas das cooperativas e que na palestra “Felicidade no trabalho: Utopia?” foi abordado sobre a atuação do Sistema Cooperativista de proporcionar felicidade aos cooperados e o quanto os próprios cooperados podem ajudar nesse processo ao cuidar de si mesmos.

Ações com esse perfil e objetivo demonstram o compromisso do SESCOOP/BA em buscar alcançar a felicidade e bem-estar dos cooperados, como está previsto em um dos seus objetivos estratégicos: “Apoiar iniciativas voltadas para a saúde e segurança no trabalho e de qualidade de vida”.

Por Ascom SESCOOP/BA

Fotos cedidas pela Unifisio