1banner-site-rede-olabanner-rotativo-oceb-pode-te-ajudarocebseguro

Cooperativas baianas participam de Oficinas de Elaboração de Planejamento Estratégico

oficina-planejamento-coops

Após a participação no ciclo de Workshops Excelência da Gestão do PDGC - Programa de Desenvolvimento da Gestão das Cooperativas [Veja notícia aqui], dirigentes, cooperados e funcionários de cooperativas baianas têm buscado melhorar, cada vez mais, as práticas de gestão e governança das cooperativas que são integrantes. E uma das ações é a elaboração do planejamento estratégico visando organizar e traçar estratégias e metas para o alcance dos resultados a longo prazo.

Para contribuir com essa iniciativa, o Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado da Bahia – SESCOOP/BA tem apoiado as cooperativas que demandaram a realização de Oficinas de Elaboração do Planejamento Estratégico. As oficinas, que iniciaram neste mês e vão até o final do ano, têm diferentes etapas e conta com carga horária de 40h por cooperativa.

A Cooperativa de Trabalho dos Profissionais de Saúde – COOPS, a Cooperativa dos Fisioterapeutas da Bahia - Unifisio e a Cooperativa de Economia e Crédito Mútuo dos Servidores da UESB - Crediuesb já realizaram a oficina, que conta com a moderação de Leoney Miranda. “Conseguir fazer com que as cooperativas parem para planejar, traçar seu rumo, definir seus objetivos, suas metas para os próximos anos e o que precisa ser feito é um grande avanço”, ressaltou o instrutor ao falar sobre a importância das cooperativas construírem seus planejamentos estratégicos.

A presidente da Unifisio, Sandra Mary Cohim, explicou que a cooperativa já tinha elaborado um planejamento estratégico e traçado missão, visão e valores institucionais, mas a oficina veio em momento oportuno, pois, segundo ela, foi possível reavaliar, não só o que conseguimos fazer, mas os motivos pelos quais não conseguimos fazer o planejado, e estabelecer as metas atuais porque o cenário mudou muito”.

As oficinas ainda vão acontecer em mais oito cooperativas baianas com metodologia participativa para que o resultado seja a elaboração de planejamentos estratégicos condizentes com a realidade das cooperativas e que dirigentes, cooperados e funcionários coloquem o planejado em prática. Essa é mais uma capacitação que o SESCOOP/BA apoia para promover a profissionalização da gestão cooperativista.

Por Ascom SESCOOP/BA

Fotos cedidas pelas cooperativas