banner-portal-workshop-02-960x270pxocebsegurobanner-rotativo-mba-gestao-de-cooperativas-960x270pxbanner-site-rede-olabanner-rotativo-oceb-pode-te-ajudar

Cooperativas baianas participam de feira internacional do agronegócio

Cooperativas agrícolas da Bahia encontram-se na França participando de dois dos mais importantes eventos mundiais do setor: o SIMA - Paris International Agrobusiness Show e o Salão Internacional de Agricultura. O SIMA abriga o que há de mais avançado em tecnologias do agro mundial e favorece a realização de prospecções e negócios entre produtores, fornecedores e consumidores de todo o mundo. Em sua 77ª Edição, atraiu mais de 1.770 empresas de 42 países e registrou a presença de 232.000 visitantes, de 300 delegações internacionais de 142 nações diferentes.


Já o Salão Internacional da Agricultura, em sua 54ª Edição, propõe uma reflexão sobre o futuro da agricultura no mundo, reunindo algumas das mais importantes autoridades científicas, empresariais e governamentais ligadas ao mundo agro.

Integram a comitiva baiana dirigentes das cooperativas COOPMAC, de Vitória da Conquista; COOPROESTE e COOPERFARMS, ambas de Luís Eduardo Magalhães, e a CAJ de Juazeiro, sob a coordenação do Sistema OCEB. De acordo com Alberto Batista, Superintendente da OCEB e do SESCOOP/BA e chefe da delegação, além das inúmeras reuniões e contatos com potenciais compradores e fornecedores das cooperativas baianas, “estão sendo feitos vários contatos com cooperativas europeias, gerando significativo intercâmbio de conhecimentos e um grande potencial de novos negócios para a Bahia”.

A delegação realizou também uma visita à Embaixada do Brasil na França e à Câmara de Comércio Brasil/França, sendo recebida pelo Presidente do Conselho de Administração da Câmara de Comércio, Embaixador Philippe Lecourtier. Para o Sr. Vinicius Tumelero, representante da Cooperativa Agrícola de Juazeiro da Bahia – CAJ, a missão tem sido muito importante, dentre outros motivos, por “deixar claro como as cooperativas francesas buscam preencher toda a cadeia dos produtos, indo do campo à indústria, e não simplesmente fica na produção primária”.

A participação da delegação de cooperativas do agro nos eventos é uma realização do SESCOOP/BA e da OCEB.