banner-site-formacont-mod2-okbanner-site-rede-olabanner-rotativo-oceb-pode-te-ajudarocebseguro

Cooperativas Agropecuárias da Bahia fortalecem a intercooperação

forum-ramo-agro-encontro-3-2

O Fórum Baiano das Cooperativas Agropecuárias tem se fortalecido a cada dia com a integração de cooperativas do ramo agropecuário do segmento do agronegócio para ampliar a intercooperação e o acesso aos mercados baiano, nacional e internacional.

Uma das estratégias do Fórum, que tem o apoio do Sistema OCEB, é a realização de encontros para rodadas de negócios e intercâmbios. Já aconteceram três encontros e o último foi em Luís Eduardo Magalhães/BA, nos dias  24 e 25 de janeiro de 2018. A escolha de LEM, como também é conhecida, não foi por acaso, já que a cidade baiana está situada na região oeste, principal polo de produção de grãos, onde se produz a totalidade da soja baiana, 97% do algodão e cerca de 75% do milho produzido no estado (Fonte: Correio 24h), e abriga importantes cooperativas do ramo agropecuário.

Representantes da Cooperativa Agropecuária do Oeste da Bahia - Cooproeste; Cooperativa de Produtores Rurais da Bahia - Cooperfarms; Cooperativa Mista Agropecuária Conquistense - Coopmac; Cooperativa Agrícola de Gandu Ltda - Coopag; Cooperativa Ouro Verde Bahia - Cooperverde; Cooperativa Ser do Sertão  - Coopsertão e da Cooperativa Agrária de Cafeicultores de São Gabriel - Cooabriel, do Sistema OCB, OCEB e SESCOOP/BA participaram do encontro.

A programação favoreceu a troca de experiências e conhecimentos por meio das apresentações institucionais da Cooabriel, Cooproeste e Cooperfarms, em que foram descritos os modelos de negócios e a organização do quadro social dessas cooperativas. Samuel Fontes, gerente coorporativo administrativo-financeiro da Cooabriel, que tem sua sede no Espírito Santo, destacou o papel da Cooabriel na cafeicultura de Conilon no Brasil e a grande relevância que as unidades dessa cooperativa na Bahia têm nesse contexto.

A reunião também oportunizou o relato de Jaymilton Gusmão sobre a sua participação na “Missão de Prospecção de Boas Práticas em Cooperativismo na Espanha”, quando conselheiros do Sistema OCEB conheceram a experiência exitosa do cooperativismo em Mondragón [Saiba mais sobre a missão].

Os participantes aproveitaram os conteúdos das apresentações para debater sobre assuntos estratégicos relacionados ao desenvolvimento das cooperativas baianas do agronegócio e para elaborar projetos voltados para a realização de negócios, considerando estudos de viabilidade e sinergia entre as cooperativas. Mas o encontro extrapolou os debates temáticos e proporcionou visitas técnicas de campo em duas fazendas, uma com foco na cadeia produtiva da carne bovina e a outra na produção de grãos, e também às unidades da Cooproeste e Cooperfarms. Vale ressaltar que o prefeito de LEM marcou presença nessa etapa da programação.

“O terceiro encontro do Fórum foi de concretização das ideias lançadas nos outros dois encontros, pois foram tratados pontos fundamentais que irão nortear as ações das cooperativas envolvidas”, destacou Carlos Meurer, Diretor do Ramo Agropecuário na OCEB.

O último momento do evento foi dedicado ainda à aprovação do Regimento de funcionamento do Fórum, que ajudará a dar transparência nas ações.

Confira fotos do encontro clicando aqui.

Por ASCOM SESCOOP/BA (Com informações do site da Cooabriel)