campanha-doacao-de-orgaos-banner-portal-960x270px-01encontro-de-contadores-2017banner-workshop-secretariado-2017-okbanner-site-rede-olabanner-rotativo-oceb-pode-te-ajudarocebseguro

Coomap lança iniciativa do Dia C sobre os direitos das pessoas com deficiência

Dia C - COOMAP 2017

O tema da iniciativa do Dia C 2017 da Cooperativa Nacional de Transporte Terrestre - COOMAP é “Acessibilidade, Mobilidade e Inclusão de pessoas com deficiência” e relaciona-se com o 11º Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU que é o de “Tornar as cidades e comunidade inclusivas, seguras, resilientes e sustentáveis”. A ação foi baseada no projeto social “Onde está Você?” da Cidade Inclusiva, iniciativa voltada para o desenvolvimento de diferentes projetos de combate à exclusão, e foi lançada em um ato público no dia 01 de julho, em São Sebastião do Passé, cidade que fica a 70 km da capital baiana.

Representantes do poder público municipal, como o prefeito de São Sebastião do Passé, e das Secretarias de Assistência Social, de Educação e de Infraestrutura, e o presidente do Sistema OCEB, Cergio Tecchio, participaram do evento e conheceram o objetivo do projeto da COOMAP que é contribuir com a conscientização da sociedade sobre os direitos de ir e vir das pessoas com deficiência, previsto em lei, além  de sensibilizar a todos para que tenham um olhar atento para esse público que, muitas vezes, passa despercebido entre as pessoas. As autoridades presentes firmaram compromisso de apoio à essa causa. 

Em parceria com a Cidade Inclusiva, a COOMAP convidou pessoas com deficiência e seus familiares para participar do ato. Eles falaram das dificuldades de mobilidade enfrentadas na cidade e também mostraram seus dons, como o da jovem Juliana, que tem deficiência visual, e emocionou a todos tocando e cantando.

A Diretora do Departamento de Apoio Social da COOMAP, sra. Ivone Oliveira, falou do seu contentamento em dar visibilidade aos direitos das pessoas com deficiência por meio do Dia C e lembrou que essa será uma ação contínua e que tende a dar bons resultados. “Com esse projeto, a COOMAP trabalha o 7º princípio do cooperativismo (Interesse pela Comunidade) e reconhece a realidade das pessoas com deficiência de São Sebastião do Passé”, disse. 

O Dia C busca abraçar integralmente os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), da Organização das Nações Unidas (ONU), no intuito de alcançar as 169 metas e, assim, tornar o mundo um lugar mais justo e menos desigual, até 2030.

Por Ascom SESCOOP/BA com informações da COOMAP e site nacional do Dia C

Fotos cedidas pela COOMAP