banner-site-formacont-mod2-okbanner-site-rede-olabanner-rotativo-oceb-pode-te-ajudarocebseguro

Contadores das cooperativas baianas têm formação continuada

formacont-59

Contribuir para melhorar a gestão contábil das cooperativas baianas é uma das prioridades do Sistema Cooperativista Baiano e, para isso, a formação continuada é uma das formas mais eficazes. Como desdobramento do último Encontro dos Contadores Cooperativistas, o SESCOOP/BA, em parceria com a OCEB, organizou o Formacont – Formação de Contadores Cooperativistas, que iniciou o primeiro módulo nos dias 18 e 19 de janeiro.

Essa capacitação é voltada para contadores das cooperativas baianas, funcionários ou terceirizados, regulares com o Conselho Regional de Contabilidade do Estado da Bahia e com o Sistema OCEB.

A abertura do Formacont foi feita por Cergio Tecchio, presidente do Sistema OCEB, que destacou a grande adesão do público, mais de 50 participantes, e da importância dos contadores desenvolverem um bom trabalho para apresentar de forma qualificada para os associados e também para a sociedade os resultados contábil e financeiro das cooperativas. Depois, ele passou a condução do dia para o instrutor com vasta experiência em contabilidade cooperativista, Dorly Dickel, responsável por ministrar o primeiro módulo da capacitação: “Elaboração de Prestação de Contas e Demonstrações Contábeis”.

Dorly explicou que o conteúdo desse módulo traria temas atuais sobre contabilidade cooperativista e assuntos que constam nos manuais de contabilidade, tanto os já existentes quanto os em elaboração, do Sistema OCB. Ele avaliou como muito positiva a realização de formação continuada e explicou por que: “Eu sempre digo que a gente não deve fazer formação continuada porque é obrigado a fazer, mas porque é necessária para o profissional se manter atualizado e prestar um bom serviço para seu cliente (cooperativa, associado), principalmente porque tudo isso implica na prestação de contas ao fisco e na entrega de informações úteis para ajudar o gestor na tomada de decisões”.

O contador da Cooperativa Nacional de Transporte Corporativo - COOMAP, Diego Araújo, falou sobre a sua expectativa em relação ao Formacont: “espero que o curso atenda a necessidade cotidiana dos contadores, com debates e informações pertinentes ao dia a dia dos contadores de cooperativas, a fim de prestarmos um melhor serviço com relação às especificações do cooperativismo”. Ele também ressaltou que ao participar de formações desse tipo terá mais condição de aperfeiçoar a contabilização, bem como as orientações aos dirigentes para as tomadas de decisões tanto no aspecto tributário quanto operacional, e fazer com que a cooperativa cresça e evite prejuízos fiscais.

Sobre o Formacont

A capacitação acontece em Salvador e está dividida em 5 módulos, com horária de 16 horas cada, totalizando 80 horas. Confira os assuntos e datas de todos os módulos:

- Módulo I: Elaboração de Prestação de Contas e Demonstrações Contábeis (Parte I) - 18 e 19/01

- Módulo II: Legislação Aplicada às Cooperativas - 19 e 20/03

- Módulo III: Tributação aplicada às Cooperativas - 21 e 22/05

- Módulo IV: Obrigações Acessórias - 16 e 17/07

- Módulo V: Elaboração de Prestação de Contas e Demonstrações Contábeis (Parte II) - 20 e 21/09

 

Por Ascom SESCOOP/BA