banner-site-rede-olabanner-rotativo-oceb-pode-te-ajudarocebseguro

Encontro reúne comunicadores de cooperativas baianas

V Encontro de Comunicadores Cooperativistas da Bahia

A “Inovação e Criatividade na comunicação das cooperativas” foi o tema do Encontro de Comunicadores Cooperativistas da Bahia, evento que é promovido há cinco anos pelo Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado da Bahia – SESCOOPBA, com apoio do Sindicato e Organização das Cooperativas do Estado da Bahia – OCEB. 

O público formado por cooperados, funcionários e dirigentes de cooperativas baianas vinculados à área de comunicação se reuniu no dia 28 de abril de 2017, em Salvador, para trocar experiências e refletir sobre a importância da comunicação para o desenvolvimento das cooperativas.  

A gerente de comunicação do Sistema OCB, Daniela Lemke, esteve presente em mais uma edição do evento e apresentou o planejamento estratégico de comunicação do Sistema OCB, com as ações previstas de curto e longo prazo, para que o trabalho entre as unidades nacional e estaduais do Sistema sejam, cada vez mais, alinhadas. Daniela afirmou que a “comunicação cooperativista na Bahia está a cada ano se aperfeiçoando. Vejo profissionais comprometidos e com o apoio da OCB/Bahia tem apresentado propostas e soluções que ajudam a fortalecer o cooperativismo Nacional. A Rede Olá é uma ferramenta que possibilita uma interlocução com o público, iniciativa inédita que tem mostrado um ótimo resultado”. 

Durante o encontro, as cooperativas foram convidadas pela analista de comunicação da OCEB, Ana Paula Mamede, a intensificarem o uso da Rede Olá, ambiente virtual criado pelo Sistema OCEB para as cooperativas exporem seus produtos e serviços, realizar negócios e trocar conteúdos. “A Rede Olá permite a criação de perfis, fóruns, grupos de discussão, calendário de eventos, blogs e catálogo virtual”, ressaltou a analista. 

A abordagem sobre o tema central e a condução da oficina prática foi feita pelo palestrante Pedro Cordier, especialista em comunicação, criatividade e conectividade. Ele conversou com o público sobre como atenuar ruídos de comunicação utilizando estratégias e ferramentas digitais que possibilitem uma boa comunicação das organizações com seus públicos de interesse, que estão cada vez mais conectados e conscientes. Na etapa prática, os participantes exercitaram a criatividade e a inovação e puderam perceber como é possível criar e inovar nas cooperativas aonde atuam com atitudes simples, mas efetivas.

Os comunicadores avaliaram positivamente o evento e expressaram a relevância de defender e disseminar, cada vez mais, o cooperativismo para a sociedade. Para Jhoni Cavalcanti, comunicador da Cooperativa Educacional de Xingó - COOPEX, o evento foi extremamente produtivo, pois trouxe muitas respostas aos anseios da cooperativa e reafirmou a importância de fortalecer a comunicação entre as cooperativas e seus cooperados para consolidar e promover o cooperativismo.

Alberlan Almeida, representante da Cooperativa de Ensino da Região de Irecê - Coperil, destacou que saiu enriquecido com as trocas realizadas durante o encontro e expressou a necessidade da Rede de Comunicadores Cooperativistas da Bahia manter a interação e o diálogo. Esse também é o interesse do Sistema OCEB que tem buscado garantir a comunicação frequente e ágil com as cooperativas, fortalecendo a imagem do Sistema e divulgando os benefícios do cooperativismo.

Confira fotos do evento: