banner-site-rede-olabanner-rotativo-oceb-pode-te-ajudarocebseguro

Ciclo de Aulas Show 2017 aconteceu em cooperativas educacionais baianas

aula-show-cetef-2

De agosto a outubro deste ano, o Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado da Bahia - SESCOOP/BA, em parceria com 9 cooperativas educacionais baianas, promoveu o Ciclo de Aulas Show 2017, com objetivo de preparar os alunos para o Exame Nacional do Ensino Médio – Enem, que aconteceu nos dias 05 e 12 de novembro em todo o Brasil.

Estudantes do 3° ano das cooperativas educacionais e vestibulandos participaram das aulas e puderam revisar assuntos de português, particularmente interpretação de texto e suas linguagens, literatura e redação, que têm importante peso no Enem.

As Aulas Show mantiveram o diferencial de utilizar metodologia dinâmica e atrativa com a apresentação de conteúdos em forma de música, teatro e atividades exemplificativas e muito conectadas com a realidade dos adolescentes e jovens. Mais um ano, a professora convidada para ministrar as aulas foi Káthya Souza, formada em letras e mestre em Educação e Contemporaneidade pela Universidade do Estado da Bahia – UNEB e com vasta experiência na área de educação. Durante os encontros, ela trabalhou com diferentes recursos, como vídeos, imagens e canções, tudo para deixar a aula mais animada para os alunos.

Essa forma de abordagem incentiva a atenção e estimula a participação dos estudantes e quem confirma é Hitalo Neiva, 3° ano do Ensino Médio, da Cooperativa Educacional de Irecê – Coperil e que marcou presença no evento: “Inovador e capaz de suprir as nossas necessidades estudantis, esses são os principais adjetivos que podemos utilizar para definir o Aulão Show. Com um material bem preparado, uma estrutura dinâmica e capaz de suprir dúvidas e demais anseios dos alunos, o aulão quebra o clima tenso Pré-Enem, nos deixando mais leves e, ao mesmo tempo, focados e com objetivos em mente”.

Para Arleide Gomes, presidente da Cooperativa Educacional de Xingó – COOPEX, localizada em Paulo Afonso, as aulas são, realmente, um show e, esse ano, ela convidou estudantes de outras escolas da região para participar. “O aluno do 3º ano quando chega no final do ano está cansado e estafado, e a aula show vem para dar um dinamismo sem perder de vista o conteúdo. Os alunos não faltam e aproveitam bastante!”, disse. Essa opinião é compartilhada por Elaine Silva, presidente da Cooperativa Educacional de Teixeira de Freitas – CETEF, que elogiou a forma de condução das aulas e o entusiasmo dos estudantes.

A professora Káthya fez um balanço positivo desse ciclo de aulas, que percorreu diversas cidades e regiões do estado, e parabenizou o SESCOOP/BA por apoiar a realização desse trabalho que dissemina e fortalece a importância da educação para os adolescentes e jovens das cooperativas educacionais, servindo como importante ferramenta para o ingresso destes vestibulandos nas universidades e faculdades do país.

Confira a lista de cooperativas participantes desse ciclo:

  • Cooperativa de Ensino da Região de Irecê – COPERIL
  • Cooperativa Educacional de Barreiras – COOPEB
  • Cooperativa Educacional de Teixeira de Freitas – CETEF
  • Cooperativa Educacional Pé de Serra – COOPEPS
  • Cooperativa Educacional de Sobradinho – COOES
  • Cooperativa Educacional de Eunápolis – COOEDUC
  • Cooperativa Educacional de Xingó – COOPEX
  • Cooperativa Educacional de Porto Seguro – COOEPS;
  • Cooperativa de Trabalho Educacional de Central – COOPEC

Por ASCOM SESCOOP/BA

Fotos cedidas pela professora  Káthya